domingo, 23 de maio de 2004

A cidade proibida Púrpura - 2004

Certa vez, li um livro que falava sobre a Cidade Proibida  (chinês: 紫禁城; pinyin: zǐ jìn chéng; literalmente "Cidade Proibida Púrpura"), que foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. 

Fiquei tão fascinada pela perspectiva arquitetônica, que sem pesquisar lugar nenhum, fui lendo e criando um livro-objeto, imaginando onde estariam os portões, os altares e vários componentes desse lugar.

O resultado é esse livro-arte, conceitual, interativo, que traz simbologias da cultura chinesa e um olhar intérprete de uma cidade proibida púrpura que jamais vi!



O mapa da China




Várias portinhas para abrir e descobrir essa cidade proibida 











um livro-objeto ou art-book ou bookart para abrir e interagir com o conceito



Algumas partes da Cidade:

Portão Meridiano
Portão da Grandeza Divina
Portão Glorioso Oeste
Portão Glorioso Este
Torres de canto
Portão da Harmonia Suprema
 Galeria da Harmonia Suprema

Galeria da Eminência Militar
Galeria da Glória Literária
Três Lugares Sul
Palácio da Pureza Celeste
Jardim Imperial
Galeria do Culto Mental
Palácio da Longevidade Tranquila


Saiba mais - clicando aqui -  sobre a Cidade Proibida Púrpura (China)

Ela fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo atualmente o "Palácio Museu". 

Durante quase 500 anos serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês.

O título de Cidade Proibida surgiu pelo facto de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade. Sede de um governo burocrático que comandou o império mais populoso da Terra, é o maior palácio do planeta, cujos rumores sempre apontavam a existência de 9 999 divisões. Durante séculos, apenas a família do imperador, além dos oficiais e empregados mais graduados tinham permissão de entrar no local. Qualquer outra pessoa que ousasse atravessar seus portões sem a devida autorização, era sujeita a uma execução sumária e dolorosa.

Construído entre 1406 e 1420, o complexo consiste em 980 edifícios sobreviventes, com 8 707 secções de salas e cobre 720 mil metros quadrados. O complexo exemplifica a arquitetura palaciana tradicional chinesa tendo exercido influências culturais e arquitetônicas desenvolvidas na Ásia Oriental e um pouco por todo o lado. A Cidade Proibida foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1987, estando listado pela UNESCO como a maior coleção de antigas estruturas de madeira preservadas no mundo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog