terça-feira, 2 de outubro de 2007

Fotografias - Da torre o sol se põe - 2007

Brasília. Uma capital, aclamada pelo céu chamado de "mar do cerrado", sustenta no planalto mais do arquitetura moderna e linhas retas. 


Explorar o pôr-do-sol é um hábito que se traz da infância, da época da terra batida, das quadras vazias, do lago deserto. Olhar e admirar o céu fazem parte do trajeto turístico. Parar e procurar o sol é como voltar o rosto para apreciar uma criação de Niemayer. 


De certa forma, o sol "brasiliense" tem seu significado especial. É um ícone de uma terra de política, prometida e de ordens ou desordens. 


Por outro lado, assim como nos contos de fada, a torre tem seus mistérios e encantamentos. Estar ao alto pode significar nobreza, prisão, espera, contemplação, desespero, beleza... 




Brasília também é assim, paradoxal. Por isso, esta mostra fotográfica "Da torre o sol se põe", de Solange Pereira Pinto, vem tecer interseções entre círculos e quadrados, luz e sombra, alegria e solidão. 




E nesta oportunidade podemos questionar o que vai e o que fica: se o olhar, o sol ou a imagem.












Em, 2007


A artista Solange Pereira Pinto tem 40 anos, nasceu em Brasília e a fotografia experimental é o que ela chama de lazer filosófico.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog