quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Arte manual - Ideias dobradas - 2008

Durante o processo criativo de aprender as dobraduras de origami, eu me irritei e me diverti muito.

De fato, é uma arte desafiadora em sua linguagem, como todas as outras são. No entanto, se você não gosta de lidar com papel, estilete, números, geometria, memória, entre outros requisitos, a tarefa ficará mais complicada!

como eu amo papel, sou amiga íntima dessa brincadeira. Claro que me atrapalho aqui e ali, assim como meu acabamento está longe de ser dos melhores. Mas, o que importa para mim é o processo meditativo, lúdico, prazeroso, desafiador e criativo que o origami proporciona.


Ai estão algumas de minhas experiências! Com o foco muito maior no processo, do que no resultado, Confira!  











“Essa arte se dá a partir de um quadrado perfeito (milimetricamente medido e cortado) de papel que é dobrado inúmeras vezes até tomar uma forma. É no ato, também, de se desdobrar que se torna possível conceber e tornar realidade o objeto em desenvolvimento; dimensão esta que nos remete a um estado, digamos, concreto. Paradoxalmente, ainda que no quadrado de papel as linhas geométricas e matemáticas dêem forma ao abstrato, é nele que se materializa o imaginário-concreto. Ali está a forma ainda desforme. Ali é possível se perceber; e dela de apoderar, imaginar, criar e, por fim, apreciar as belezas que surgirão à última dobra. São os grãos de areia diminutos a ser tornarem castelos. Enquanto as idéias se dobram, eu vou me desdobrando e encontrando meus vincos, vales, montanhas, até me tornar um quadrado perfeito dobrado por mim mesma (e pelo outro), ao lidar com linhas imaginárias e concretas sulcadas em mim. Até ver um objeto tridimensional possível, que por uma dobra em outro local ou outra a mais, o colocará em plena transformação, rumo a um resultado quase imprevisível”. 

Solange Pereira Pinto (escritora e artista brasileira)

























Mais informações sobre esta exposição clique aqui

2 comentários:

Unknown disse...

Solange,

Ficamos honrados de sua parceria conosco! Ao vêr seu blog, percebemos um brilhantismo enorme em toda a sua arte!
Parabéns e SUCESSO são os votos de toda a equipe do site origamicoreano.com!
Mais uma vez... parabéns pela bela exposição! Com certeza divulgaremos seu link para ser acessado e apreciado!
Atenciosamente,
Sandro

\o/ disse...

Obrigada Sandro! muito gentil, abraços dobrados Soll

Arquivo do blog